Programa do Piauí dá exemplo no combate ao Aedes aegypti


Foto: Prefeitura de Água Branca

O município de Água Branca, no centro-norte do Piauí, é considerado como referência nacional no combate ao mosquito transmissor da dengue, do vírus Zika e da febre Chikungunya. Os agentes de endemia da cidade classificam as casas com selos verde (sem focos do mosquito), amarelos (com possíveis criadouros) ou vermelhos (se forem encontradas larvas do Aedes aegypti). O resultado é que Água Branca não conta nenhum caso de Zika durante a epidemia nacional. Cinco pessoas tiveram dengue durante todo o ano passado e, por enquanto, nenhum caso foi confirmado em 2016.


O trabalho começou há três anos com a distribuição de informativos e com a integração dos agentes de endemia com a equipe de saúde comunitária. A partir de 2014, os especialistas começaram a visitar as residências e a colar os adesivos na porta das casas. “Quem recebe o selo verde fica contente e faz o necessário para mantê-lo. Já as pessoas que ficaram com as outras cores, muitas vezes limpam o quintal após a visita do agente e logo ligam pedindo uma nova vistoria. Ninguém quer ser vigiado pelo vizinho”, afirma a coordenadora do projeto “Água Branca Livre da Dengue”, Dorisvânia Leal de Carvalho.


Até a metade do mês de fevereiro deste ano, 94% das casas foram monitoradas. As residências onde moram pessoas portadoras de deficiência ou idosos são consideradas como pontos estratégicos para o mosquito e são controladas a cada 15 dias. A iniciativa é lei municipal e segue por tempo indeterminado. O selo verde, além de limpeza, também deve em breve representar economia ao morador. A prefeitura encaminhou à Câmara de Vereadores um projeto que visa dar desconto no IPTU para quem tiver quatro selos verdes consecutivos durante o ano de 2016.


A ABPVS felicita os agentes de saúde de Água Branca pela iniciativa e agradece, em nome da população, pelo trabalho eficaz das equipes.


A VISA da sua cidade também teve uma boa ideia? Entre em contato conosco. O papel da ABPVS é destacar iniciativas em todo o país.


Focus
Recent posts